6 de agosto de 1960 – Fidel e Raúl Castro anunciam a Lei 851, que nacionaliza as propriedades de empresas estadunidenses em Cuba

A imagem mostra Fidel Castro, junto a outras pessoas, prestes a iniciar seu discurso no Estadio del Cerro

Por Gustavo Seferian

Em um dos mais importantes passos tomados pela revolução cubana em sua deliberada conformação socialista, são nacionalizados os bens de empresas estadunidenses.

O fato foi anunciado no Estadio del Cerro – hoje, Estadio Latinoamericano – e veio como resposta às medidas de embargo aplicadas pelo governo Eisenhower.

No texto lido, escutou a multidão reunida no espaço desportivo:

Se dispone la nacionalización, mediante la expropiación forzosa, y por consiguiente se adjudican a favor del Estado cu­bano, en pleno dominio, todos los bienes y em­presas ubicados en el territorio nacional, y los derechos y acciones de emergentes de la explotación de esos bienes y empresas, que son propiedad de las personas jurídicas nacionales de los Estados Unidos de Norteamérica, u operadoras empresas en que tienen intereses predominantes nacionales de dicho país, que a continuación se relacionan.

Seguiu então a fala nominando as empresas, dentre as quais estavam a United Fruit Co. – a mesma do massacre das bananeiras, já tratado nesse Calendário Insurgente – , Texaco, Esso, Sinclair

O governo cubano, como em outras tantas ocasiões, dava não só exemplo de coragem como também que só pela auto-determinação – mediada, no caso e ainda, pela soberania nacional – os oprimidos podem fazer frente ao jugo imperialista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: